5 conselhos para se comunicar melhor pelo WhatsApp

Evite mal entendidos e saia-justas

Como se comunicar melhor por WhatsApp? A comunicação escrita e não-verbal abre espaço para muitos erros de interpretação. Quantas vezes um ponto, um emoji ou uma falta de vírgula já causou brigas entre amigos, casais, familiares? Um estudo da Universidade de Binghamton (EUA) mostrou que o ponto final é visto como cinismo ou ironia. Já pensou? Precisamos reaprender a utilizar essa ferramenta! Eis aqui 5 sugestões para melhorar sua troca de mensagens no dia-a-dia.
Exemplo de imagem
1. Organize os pensamentos
- Oi!

- Tudo bem?

- Pode falar?

- Tá onde?

- Preciso te contar uma coisa!

Receber frases rápidas e curtas em cada linha é apenas um dos inúmeros ruídos de comunicação que podem acontecer com os diálogos de mensagem instantânea. Por que não dizer: “Oi, tudo bem? Você pode falar agora ou prefere que eu te acesse depois?” Assim, tudo junto e organizado.
A internet evoluiu tão rapidamente que muitas vezes não nos damos conta de como ela facilitou a comunicação. A gente só percebe a sua relevância no nosso dia a dia quando fica difícil lembrar de como era a vida sem computador, sem sites de pesquisa ou redes sociais.
A era digital nos lançou de cabeça num novo comportamento e é normal que ainda estejamos nos acostumando em como agir com as pessoas que estão do outro lado da tela do celular. Por isso, falando apenas das mensagens instantâneas, separei alguns itens que podem gerar confusão e como é melhor utilizá-los.

2. Mensagem de voz: vá com calma
Use com moderação. Nem sempre a pessoa do lado de lá tem tempo, está disponível ou está num local adequado para ouvir uma mensagem de voz. Esse tipo de mensagem é para emergências ou para quando realmente você não tem como parar para digitar no celular. Áudios longos demais são enfadonhos e a chance de irritar a outra pessoa é grande. As curtas do tipo “beijo, obrigado!” são simplesmente desnecessárias. Melhor mandar um bom sorriso. Obviamente as relações íntimas – entre filhos, namorados e casais – não precisam seguir isso.

3. Não fique checando visualizações
Não paute suas relações pelas visualizações das suas mensagens. Nem todo mundo é tão ligado assim no celular. A pessoa pode conseguir ler sua mensagem, mas estar ocupada para responder imediatamente. Isso não representa indiferença ou outro sentimento negativo. Segure a ansiedade e não pense que está sendo esnobado. Os celulares já possuem recursos para desativar a cor azul relativa a visualização, último acesso, etc. Particularmente prefiro não usar para não tornar essas relações mais artificiais ainda. Vi, não nego, respondo quando puder!

4. Cuidado com os Emojis
Seria preciso passarmos por uma pós-graduação em Semiótica para entender o significado de todos os símbolos e carinhas que temos no celular. Não é difícil encontrar pessoas que simplesmente não sabem se comunicar com esses signos da era internet, os emojis. Adote alguns básicos e universais: coração, palmas, flores, joinha.

5. O tom só por ligação
A comunicação não verbal muitas vezes leva a ruídos. É aquela situação de a gente dizer o que não gostaria de dizer ou nos passarmos por grosseiros. Você pode dizer: “Não, tá tudo bem pra mim!” Ou “Não tá tudo bem pra mim!”. São duas afirmações opostas. O bom e velho uso de vírgulas e outros recursos da língua portuguesa não são dispensáveis nas conversas informais por mensagens instantânea. Mas acredite, já recebi muita mensagem que tive de ler e reler para entender. Na dúvida, gaste os dedinhos para fazer uma ligação. Ninguém gosta de ser mal interpretado.

O bom senso ainda é um bom balizador nas relações no âmbito virtual, assim como nas reais. Não exagere nas emoções, tente ser objetivo e correto e tudo dará certo. A comunicação digital é um tema que rende muito pano pra manga e vamos voltar a falar disso em breve.

João da Silva
CONHEÇA CLÁUDIA PIANTINIEspecialista em imagem pessoal e corporativa, Cláudia Piantini é uma das maiores referências do Brasil quando se fala em imagem. Com especializações realizadas com professores brasileiros e estrangeiros e experiência de mais de 20 anos, Cláudia vem mudando a vida de pessoas e realidades de grandes empresas com cursos, atendimentos VIP e palestras, além de atuar como professora de pós-graduação na universidade OPET, em Curitiba.

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